Google Page Experience: O novo fator para rankeamento do Google

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O UX importa, de verdade.

Em 2010, o Google anunciou que levaria em consideração a velocidade do site ao determinar as classificações. Em 2018, o Google disse que levaria em consideração a velocidade da página nos dispositivos mobile. Agora, em 2020, o Google anunciou que vai considerar a experiência do usuário no fator de classificação, em uma nova atualização que provavelmente só será vigente em 2021.

Otimizar o desempenho não necessariamente significa otimizar somente a velocidade. O tempo de carregamento é somente uma parte da equação, o que importa no final, é saber como o usuário interage com a página e “experimenta” essas otimizações. O website pode ser rápido de acordo com as métricas, mas o usuário realmente sente isso?

CORE WEB VITALS

No início de maio de 2020, o Google lançou o Core Web Vitals . Uma ferramenta desenvolvida para ajudar desenvolvedores e profissionais de marketing a identificar oportunidades para melhorar a experiência do usuário.

A princípio, o Core Web Vitals usará apenas 3 métricas: o Largest Contentful Paint (LCP), que mede a renderização do maior conteúdo visível da página, o First Input Delay (FID), que mede o tempo que o navegador demorou para responder após a primeira interação do usuário, e o Cumulative Layout Shift (CLS), que mede a quantidade de mudanças de layout visíveis e inesperadas que aconteceram na página. Todas essas métricas capturam importantes resultados centrados no usuário.

Como ter acesso ao Core Web Vitals?

Chrome User Experience Report foi atualizado e já possui uma página com as métricas do Core Web Vitals. Dessa forma, temos acesso as métricas baseadas na avaliação real dos usuários.

Vale lembrar que essa mudança só vai ocorrer em 2021.

Em breve escreverei novos artigos aprofundando mais sobre as métricas do Core Web Vitals.

Sobre o autor

Felipe Barrozo

Trabalho com digital desde 2007. Atualmente sou Head of Digital Strategy da Infracommerce (B3: IFCM3). Já participei de projetos de marcas globais, como: Reserva, Grupo Soma (Farm, Animale), Electrolux, Zee.Dog, Nestlè, Bosch, entre outras.

Anteriormente, fui co-fundador e diretor de operações da GTX Agency, que após fusão com a Original Media em 2017 se tornou Original.io, em 2020 fundei e atuei como diretor de produto do Monitor, plataforma SaaS de dados para comércio eletrônico.

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Trabalho com digital desde 2007.

Atualmente sou Head of Digital Optimization na Infracommerce.

Responsável pelas áreas de Web Analytics, CRO (Otimização de Conversão) / Martech e SEO.

Anteriormente, fui co-fundador e diretor de operações da GTX Agency, que após fusão com a Original Media, em 2017, se tornou Original.io, onde participei de projetos de marcas globais, como: Reserva, Grupo Soma (Farm, Animale), Electrolux, Zee.Dog, Nestlè, Bosch, entre outras.