Eventos recomendados no Google Analytics 4 – GA4

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Quando você estiver tentando escolher o nome (e os parâmetros) para o seu evento, primeiro dê uma olhada nos eventos rastreados automaticamente (talvez esses eventos já estejam sendo rastreados) e, em seguida, verifique os eventos de medição aprimorada. Se nenhum desses eventos cobrir o seu caso, olhe a lista de eventos recomendados.

Verifique cada uma dessas listas e veja se algum dos eventos atende à sua necessidade. Por exemplo, se você deseja rastrear quando um usuário faz login, você encontrará o evento “login” na lista de “Todas as propriedades”.

Embora o modelo de dados do Google Analytics 4 seja muito flexível (e você possa usar um nome de evento diferente para login, por exemplo, logado_in ), o Google recomenda que você implemente os eventos recomendados quando fizer sentido.

A lista de eventos recomendados (em ordem alfabética):

  • add_payment_info (quando um usuário envia suas informações de pagamento)
    Método: coupon, currency, items, payment_type, value.

  • add_shipping_info (quando um usuário envia suas informações de envio)
  • Método: coupon, currency, items, shipping_tier, value.

  • add_to_cart (quando um usuário adiciona itens a um carrinho)
  • Método: currency, items, value.

  • add_to_wishlist (quando um usuário adiciona itens a uma lista de desejos)
  • Método: moeda, itens, valor

  • begin_checkout (quando um usuário inicia o checkout)
  • Método: coupon, currency, items, value.

  • earn_virtual_currency (quando um usuário ganhou moeda ou tokens virtuais)
  • Método: virtual_currency_name, value.

  • generate_lead (quando um usuário envia um formulário ou solicitação de informações)
  • Método: value, currency.

  • join_group (quando um usuário entra em um grupo)
  • Método: group_id.

  • level_end (quando um usuário completa um nível no jogo)
  • Método: level_name, success.

  • level_start (quando um usuário inicia um novo nível no jogo)
  • Método: level_name.

  • level_up (quando um jogador sobe de nível no jogo)
  • Método: character, level.

  • login (quando um usuário faz login)
  • Método: method.

  • post_score (quando um jogador publica sua pontuação)
  • Método:  level, character, score.

  • purchase (quando os itens são comprados por um usuário)
  • Método: affiliation, coupon, currency, items, transaction_id, shipping, tax, value.

  • refund (quando um reembolso é emitido)
  • Método: affiliation, coupon, currency, items, transaction_id, shipping, tax, value.

  • remove_from_cart (quando um usuário remove itens de um carrinho)
  • Método: currency, items, value.

  • search (quando um usuário pesquisa seu conteúdo)
  • Método:  search_term.

  • select_content (quando um usuário selecionou conteúdo)
  • Método: content_type, item_id.

  • select_item (quando um item é selecionado de uma lista)
  • Método:  items, item_list_name, item_list_id.

  • select_promotion (quando um usuário seleciona uma promoção)
  • Método: items, promotion_id, promotion_name, creative_name, creative_slot, location_id.

  • share (quando um usuário compartilhou conteúdo)
  • Método: content_type, item_id.

  • sign_up (quando um usuário se inscreveu)
  • Método: method.

  • spend_virtual_currency ((quando um usuário gastou moeda virtual)
  • Método: item_name, virtual_currency_name, value.

  • tutorial_begin (quando um usuário inicia um tutorial)
  • Método: No parameters.

  • tutorial_complete (Quando um usuário conclui um tutorial)
  • Método: No parameters.

  • unlock_achievement (quando um jogador desbloqueia uma conquista)
  • Método: achievement_id.

  • view_cart (quando um usuário visualiza seu carrinho)
  • Método: currency, items, value.

  • view_item (quando um usuário visualiza um item)
  • Método: currency, items, value.

  • view_item_list (quando um usuário vê uma lista de itens/ofertas)
  • Método: items, item_list_name, item_list_id.

  • view_promotion (quando uma promoção é mostrada a um usuário)
  • Método: items, promotion_id, promotion_name, creative_name, creative_slot, location_id.

O objetivo desses eventos é ajudar o GA a entender melhor que tipo de dados você está enviando e em quais relatórios exibi-los.

Por exemplo, eventos como compra serão exibidos nos relatórios de monetização.

Esperamos que, no futuro, o GA ofereça mais relatórios predefinidos e mais eventos recomendados serão exibidos lá.

Além disso, a GA diz que os eventos recomendados nos ajudarão a nos beneficiar mais do Machine Learning.

Fonte: Google / Analytics Mania.

Sobre o autor

Felipe Barrozo

Trabalho com digital desde 2007. Atualmente sou Head of Digital Strategy da Infracommerce (B3: IFCM3). Já participei de projetos de marcas globais, como: Reserva, Grupo Soma (Farm, Animale), Electrolux, Zee.Dog, Nestlè, Bosch, entre outras.

Anteriormente, fui co-fundador e diretor de operações da GTX Agency, que após fusão com a Original Media em 2017 se tornou Original.io, em 2020 fundei e atuei como diretor de produto do Monitor, plataforma SaaS de dados para comércio eletrônico.

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Trabalho com digital desde 2007.

Atualmente sou Head of Digital Optimization na Infracommerce.

Responsável pelas áreas de Web Analytics, CRO (Otimização de Conversão) / Martech e SEO.

Anteriormente, fui co-fundador e diretor de operações da GTX Agency, que após fusão com a Original Media, em 2017, se tornou Original.io, onde participei de projetos de marcas globais, como: Reserva, Grupo Soma (Farm, Animale), Electrolux, Zee.Dog, Nestlè, Bosch, entre outras.