O que é o non_personalized_ads?

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Se você usou o Google Tag Assistant ou o DebugView no Google Analytics, pode ter visto algo chamado ‘non_personalized_ads’ aparecer.

É assim no DebugView do Google Analytics:

E fica assim no Assistente de tags do Google ao visualizar seu contêiner do Gerenciador de tags do Google:

Agora você provavelmente está se perguntando – O que é isso? E preciso fazer alguma coisa a respeito?

Antes de respondermos a essas perguntas, é importante falar sobre consentimento.

O Google introduziu novas configurações e sinais de consentimento no Google Analytics. Essas alterações são necessárias para empresas que usam dados do Google Analytics para segmentar anúncios para pessoas localizadas na União Europeia (UE) em uma conta vinculada do Google Ads.

Parte dessa mudança é permitir que os usuários do seu site optem por receber ou não anúncios personalizados para eles, e é aí que a propriedade do usuário ‘non_personalized_ads’ se encaixa. Essa propriedade do usuário informa ao Google Analytics se um usuário forneceu seu consentimento para anúncios personalizados ou não.

Quando non_personalized_ads=0 significa que o consentimento foi concedido e quando non_personalized_ads=1 significa que o consentimento foi negado. O valor que está sendo enviado ao Google Analytics para a propriedade do usuário, portanto, zero ou um será baseado no seu banner de consentimento e em como ele foi implementado em seu site. Tudo isso se baseia no estado de consentimento definido para o modo de consentimento.

Por exemplo, se o seu banner de consentimento definir o parâmetro ‘ad_personalization’ como ‘concedido’, você verá non_personalized_ads=0 e se o parâmetro ‘ad_personalization’ estiver definido como ‘denied’, você verá non_personalized_ads=1.

E para saber mais sobre o modo de consentimento, recomendo a leitura da documentação do Google Developer .

Ok, agora que você sabe o básico sobre o que são anúncios não_personalizados e o que eles fazem, a próxima pergunta a fazer é: Preciso fazer alguma coisa?

A resposta a esta pergunta depende do que você vê no Google Tag Assistant e no DebugView, juntamente com as seleções de consentimento que você faz ao visualizar seu site. Por exemplo, digamos que o seguinte aconteça enquanto você testa e visualiza sua implementação:

  1. Você clica em ‘Aceitar’ no seu banner de consentimento.
  2. Você abre o DebugView no Google Analytics.
  3. Você vê a propriedade do usuário ‘non_personalized_ads’ com um valor ‘0’.

Isso significa que você concedeu permissão para anúncios personalizados e non_personalized_ads=0, o que significa que tudo está funcionando corretamente. Se você clicar em ‘Aceitar’ no banner e vir o valor ‘1’, algo está errado. E o mesmo se aplica se você clicar em ‘Negar’ e vir um valor ‘0’, novamente, algo está errado.

Você só precisa verificar se, quando a permissão for concedida, non_personalized_ads=0 e se a permissão for negada, se non_personalized_ads=1

E se você ainda não tem um banner de consentimento, provavelmente é um bom momento para considerar isso. À medida que mais regulamentações de privacidade entrarem em vigor, você precisará da permissão dos usuários se quiser usar esses dados em sua conta vinculada do Google Ads. Atualmente, isto só se aplica a utilizadores na UE, mas suponho que mais regiões e países se concentrarão na privacidade dos utilizadores no futuro.

Fonte: Loves Data.

Sobre o autor

Felipe Barrozo

Trabalho com digital desde 2007. Atualmente sou Head of Digital Strategy da Infracommerce (B3: IFCM3). Já participei de projetos de marcas globais, como: Reserva, Grupo Soma (Farm, Animale), Electrolux, Zee.Dog, Nestlè, Bosch, entre outras.

Anteriormente, fui co-fundador e diretor de operações da GTX Agency, que após fusão com a Original Media em 2017 se tornou Original.io, em 2020 fundei e atuei como diretor de produto do Monitor, plataforma SaaS de dados para comércio eletrônico.

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Trabalho com digital desde 2007.

Atualmente sou Head of Digital Optimization na Infracommerce.

Responsável pelas áreas de Web Analytics, CRO (Otimização de Conversão) / Martech e SEO.

Anteriormente, fui co-fundador e diretor de operações da GTX Agency, que após fusão com a Original Media, em 2017, se tornou Original.io, onde participei de projetos de marcas globais, como: Reserva, Grupo Soma (Farm, Animale), Electrolux, Zee.Dog, Nestlè, Bosch, entre outras.